sábado, 30 de julho de 2011

Itagibá e Ipiaú no cenario internacional(US$ 1 bi a mais numa mina de níquel na Bahia)

Matéria da Revista Exame 
( link: http://exame.abril.com.br )
 Poucos metros de Ipiaú (Japomerim e Itagibá) 


Ao adquirir uma pequena mina no interior da Bahia, um grupo de investidores australianos depara-se com a maior descoberta de níquel dos últimos 20 anos no país São Paulo - Na tarde de 26 de junho, cinco analistas de mineração representando bancos e fundos de investimento canadenses desembarcaram no aeroporto de Salvador com uma agenda pouco comum aos investidores que visitam o país. No roteiro, nada de minas da Vale ou da sul-africana Anglo American.De lá, o grupo seguiu em outro voo para uma região até bem pouco tempo atrás ignorada no mapa da mineração mundial. É ali, nas cercanias de Itagibá, cidade de pouco mais de 15 000 habitantes a 370 quilômetros da capital baiana, que fica a mina Santa Rita, a maior descoberta de níquel no Brasil nos últimos 20 anos.

A jazida foi parar nas mãos de três investidores australianos após um rápido processo de licitação conduzido pelo governo da Bahia em outubro de 2003 — mas, tão logo foi adquirida, uma série de estudos comprovou que a reserva, inicialmente estimada em 18 milhões de toneladas, era na realidade quase dez vezes maior.

Feitas as contas, os australianos levaram cerca de 1 bilhão de dólares a mais que o esperado — e, de quebra, tornaram-se donos da terceira maior jazida de níquel do país. O governo baiano, é bom que se diga, não saiu perdendo. É que a negociação foi feita com base no pagamento de royalties até que a mina seja exaurida — ou seja, os australianos pagarão ao governo uma porcentagem do que retirarem. Os analistas gostaram do que viram.

Meu comentário:
 "Agora só nos resta cobra dos nossos governantes uma melhoria na micro-região de Ipiaú, uma melhoria do aeroporto, rodovias , saúde, educação(melhores faculdades), Ensino profissionalizantes, e uma serie de atitudes que o governo tem que por em pratica urgente na região, por que virão pessoas de outros estados e essas melhorias é messaria para todos."  
Matheus de Oliveira  
Trecho matéria retirada da revista Exame...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

............

Postagens Populares