segunda-feira, 18 de junho de 2012

'Estudetes' fazem paródia de novela para retratar greve no ensino da Bahia

Vídeo foi inspirado nas 'empreguetes' da novela Cheias de Charme.

Greve já dura mais de 60 dias; governo diz que busca normalizar aulas.

Assista o video acima


Fãs das "empreguetes" da novela Cheias de Charme, da TV Globo, três estudantes recriaram o hit e o clipe das domésticas para criticar a greve no ensino estadual da Bahia, que já dura mais de 60 dias.
O vídeo completo traz cenas dos erros de gravação e um manifesto cobrando do governo uma solução para acabar com a greve dos professores (confira a íntegra do manifesto no fim do texto). Postado no Youtube há cinco dias, o vídeo tem mais de 105 mil visualizações.
Procurada pelo G1, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia diz, em nota, que avalia o vídeo das estudantes como uma "paródia do momento", que é a ausência de aulas na rede estadual. O governo do Estado afirma que "vem fazendo um esforço para assegurar a normalidade das aulas".
Desde a postagem do vídeo, as garotas contam que são reconhecidas nas ruas de Itaparica, cidade situada na costa esquerda da Baía de Todos os Santos, onde moram, e têm se acostumado a dar entrevistas à imprensa local. "A sensação é muito boa, tomara que não acabe", diz Isabele Alcântara, de 20 anos, que representa a personagem Maria da Penha (Thaís Araújo) em "Vida de Estudetes", título da versão baiana.
'Estudetes' fazem paródia de novela para retratar greve no ensino da Bahia (Foto: Felipe Britto/ Arquivo Pessoal)Isabele, Bruna e Jamile fazem paródia de vídeo
para protestar contra greve no ensino da Bahia
(Foto: Felipe Britto/ Arquivo Pessoal)
Além de Isabele, a paródia da letra e a coreografia foram compostas pelas primas Bruna e Jamile Moreira, de 18 anos. Todas estão matriculadas no 3° ano do Colégio Estadual Democrático Jutahy Magalhães e pretendem cursar direito. O vídeo é resultado de um trabalho escolar proposto pela professora Maísa Paulo, única que dá aula na unidade de ensino durante o movimento grevista.
"A professora passou o trabalho para toda a classe. Cada grupo ficou com um tema, que podia ser o aquecimento global, a seca. Nós pensamos sobre a greve. Não foi para se mostrar, foi um trabalho, demos o nosso melhor, porque valia dois pontos. Quando estourou na internet, a gente ficou doida, doida, doida", descreve Isabele.
Reunidas na casa de Bruna Moreira em uma noite de quarta-feira, a música do clipe foi construída em duas horas. "Todo dia acordo cedo, me bato com o porteiro, me dizendo meia volta, que não vai rolar..." é o começo. "Curtimos muito a novela, ensaiamos pouquíssimo, a coreografia nós criamos na hora. Pensamos o que falar sobre a greve, queríamos transmitir uma mensagem, porém sem ofender a ninguém", explica Bruna, que, na novela, prefere Maria do Rosário (Leandra Leal).
Trabalho de escolaA professora Maísa Paulo pediu aos seus alunos do 3° ano que retratassem em um vídeo problemas políticos e sociais. Segundo conta, ela optou por não aderir ao movimento para continuar recebendo o salário e poder comprar os remédios que toma mensalmente. Com a escola fechada, os estudantes têm aulas no pátio.
Em média, são 100 alunos por série, da 1ª à 3ª. "Ligo a caixa de som para usar o microfone. Já cheguei a dar aula na rua, porque um dia [os professores grevistas] fizeram um piquete e me proibiram de entrar. Peguei todos os alunos, levei para a rua e dei uma aula sobre a história da Ilha de Itaparica”, conta.


http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/06/estudetes-fazem-parodia-de-novela-para-retratar-greve-no-ensino-da-bahia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

............

Postagens Populares