terça-feira, 17 de julho de 2012

Ipiaú: O Rio Água Branca pede socorro


Reportagem de :José Américo Castro no Giroemipiau

Maior e mais importante afluente do rio das Contas na região de Ipiaú, o rio Água Branca, nasce na região da Serrinha, município de Ibirataia, e se estende por mais de 30 Km. Sua foz é pouco abaixo do Parque de Exposições José Thiara, praticamente no perímetro urbano de Ipiaú. O vale que recebe seu nome é constituído por paisagens bucólicas, onde prevalecem verdes pastagens e raros trechos de mata ciliar. Seus mais importantes tributários são os rios Penedo, Água Vermelha e Boa Sem Farinha.
Alguns trechos do Rio Água Branca, notadamente os que cortam as cidades de Ibirataia e Ipiaú, com seus respectivos perímetros urbanos, sofreram processo de dragagem, fato que proporcionou modificações no leito original e geraram impactos. Na região do Guloso que fica no trecho mediano e envolve os dois municípios, o rio Água Branca apresenta extensas várzeas, as quais servem como berçários de muitas espécies da fauna fluvial. É nesta área pantanosa que existem concentrações de sucuiubas(sucuris), jacarés, lontras, capivaras e aves aquáticas.
Nas regiões próximas à nascente, em Ibirataia, desenvolvem-se projetos de piscicultura exótica em barragens. Nos períodos de cheias algumas dessas espécies saíram do cativeiro e seguiram rio abaixo provocando grandes impactos na ictiofauna nativa. O mesmo impacto ocorreu no rio das Contas e muitos dos seus tributários. À montante e à jusante da Barragem da Pedra, em Jequié, existem barramentos com a mesma finalidade de piscicultura.
São cada vez mais raros a piaba (lambari), a lampreia, o chiador(pequeno bagre), a traíra, o cambuti, o camarão, o gajé(pequeno caranguejo), o acari e outras espécies nativas que vão perdendo espaço para predadores exóticos como o terrível bagre africano(Clarias gariepinus), a voraz piranha, o valente tucunaré,o tambaqui, a tilápia do Nilo, dentre outros. A transformação na ictiofauna certamente resulta em grande desequilíbrio.
Outrora límpido e cristalino conforme sugere a sua denominação o rio Água Branca sofre degradações, sobretudo em decorrência dos despejos de esgotos domiciliares. Isto o torna impróprio aos banhistas.   
Bagre Africano
O bagre africano (Clarias gariepinus)é o maior vilão entre os exóticos.Não se tem   dúvidas sobre a voracidade da espécie que atua como predadora de todas as demais espécies de peixes e de outros animais que freqüentam lagoas e braços de rios, como pequenas aves aquáticas. “Além de não sofrer ameaça de animais silvestres, a espécie exótica não seleciona as suas presas. Come o que vir pela frente. Dono de uma musculatura diferenciada nas nadadeiras dianteiras e de um sistema respiratório acessório, ele é capaz inclusive de procurar novas águas por terra firme e de se adaptar em condições adversas. Capaz de se reproduzir quatro vezes ao ano, diferente da maioria dos peixes da bacia, que desovam apenas na piracema, em um curto espaço de tempo o bagre-africano infestou principalmente as lagoas marginais do Água Branca,do Contas e demais rios da bacia”.
Outrora límpido e cristalino conforme sugere a sua denominação o rio Água Branca sofre degradações, sobretudo em decorrência dos despejos de esgotos domiciliares. Isto o torna impróprio aos banhistas.
Fonte:http://giroemipiau.com.br/2011/07/16/ipiau-o-rio-agua-branca-pede-socorro-ii/

sábado, 14 de julho de 2012

A Importância do voto

O voto é um direito de todos os seres humanos que vivem em regime democrático, que consiste em escolher individualmente o candidato que assumirá a representação de toda a sociedade.
Para determinar o candidato a ser votado, as pessoas precisam avaliar seus planos e projetos para melhorias na região. A conscientização da população para o voto justo e incorruptível é uma boa maneira de diminuir a quantidade de pessoas subornadas e compradas ilegalmente, e o policiamento nos locais de votação.O eleitor, na hora de votar, deve escolher bons candidatos.


O eleitor, na hora de votar, deve escolher bons candidatos.

Apesar de o voto no Brasil ser obrigatório para todas as pessoas alfabetizadas com idade entre 18 e 70 anos, ele contribui para eleger uma pessoa de forma legal, já que a lei prevê que uma pessoa somente poderá assumir cargos governamentais se elegidos com maior número de votação. É importante que o voto seja realizado a partir da satisfação do eleitor no candidato e nas possibilidades de melhoria, pois o voto não deve ser visto como uma troca de favores, quando o eleitor vota e ganha com isso dinheiro, cesta básica, brinquedos, asfalto e outras coisas.

A compra de votos é ilegal, bem como a boca de urna, onde um representante de determinado candidato tenta convencer as pessoas a elegê-lo. Vale lembrar que uma pessoa capaz de utilizar de suborno e compra de votos não será um bom representante da nação ou região, pois a corrupção se mostra antes mesmo da posse do cargo público, já que busca se promover através de métodos ilegais.


No período de votação é necessário assistir o planejamento feito por cada candidato e ainda atentar para os debates feitos em emissoras de TV, pois tais debates revelam muito sobre cada candidato.
Por Gabriela Cabral

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Data máxima da Bahia o 2 de julho

Estado da Bahia

  

A História

  

Hino dos Heróis do nosso dia-a-dia


Bandeira
 Ficheiro:Bandeira da Bahia.svg

Brasão
Ficheiro:Brasão do Estado da Bahia.svg
República Federativa do Brasil

 A Bandeira
Ficheiro:Flag of Brazil.svg


O Hino
 

O Brasão de armas

 Ficheiro:Coat of arms of Brazil.svg

Calcinha Preta comandou a 2ª noite do São Pedro de Ipiaú

Festa incrivel esse ano estão de parabéns
 
Fonte:http://giroemipiau.com.br/

Daniel Echaniz: "A Globo ofereceu proposta aquém da realidade dos fatos"

Ex-BBB falou sobre a intenção de mover um processo indenizatório contra a emissora na estreia do programa de Gilberto Barros na Rede TV!, "Sábado Total"

 Daniel Echaniz participa do quadro "De cara com a fera" em programa de Gilberto Barros

 Diferente do que havia dito, Daniel Echaniz pode processar a Rede Globo por danos morais e materiais após a Justiça tê-lo inocentado e arquivado seu inquérito de suposto estupro contra Monique Amin no BBB12. Na estreia do programa de Gilberto Barros, “Sábado Total”, nesse sábado (30), o ex-BBB disse que sua advogada e ele estão “tentando chegar a um denominador comum bom para ambas as partes”.

 “Falaram em cifras astronômicas, mas ainda não tenho o valor, porque está sendo calculado. A Globo me fez uma proposta muito aquém da realidade dos fatos”, disse o modelo, completando que pretende encerrar a história de forma amigável. Daniel ainda falou da dificuldade de recuperar sua imagem para voltar a fotografar campanhas.

 “Não tem dinheiro que pague a honra. Fui julgado e pré-julgado, o que é muito grave”, desabafou, afirmando que além de precisar ajudar financeiramente os pais, está construindo sua própria família. “Minha namorada está grávida de uma menina.”

 

Fonte:http://gente.ig.com.br/2012-07-01/daniel-echaniz-globo-ofereceu-proposta-aquem-a-realidade-dos-fatos.html

 

Independência da Bahia


http://www.blogandonoticias.com/wp-content/uploads/2010/07/2-de-julho-1.jpg

A partir da Conjuração Baiana (1798), pode-se afirmar que na Bahia, mais até que em Minas Gerais quando da Inconfidência Mineira (1789), estava arraigado na população o sentimento de independência em relação a Portugal. Se em Minas o conciliábulo se deu entre as famílias mais abastadas, na Bahia gente humilde participou ativamente, como por exemplo colando cartazes nas ruas concitando o apoio de todos.

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhv_heXDlakIPA0UUfFWO0xvKyFMFeFWXiuLltQIlA6jL5cO9cGYE21WCVwmZAZf4DsS9q7sF7czr5CtcaKQbEzoUY5NxGBAT01fUgb7yYtJK0YmkXq_TPxMiYDGmaUVYh0nNrod77xz8w/s1600/Independecia_Bahia.jpg

A Revolução liberal do Porto (1820) teve enorme repercussão na Bahia, onde era grande o número de portugueses. Como desdobramento, em fevereiro de 1821 uma conspiração de cunho constitucionalista eclodiu em Salvador. Dela participaram Cipriano Barata, José Pedro de Alcântara, o capitão João Ribeiro Neves e outros. Detido o Comandante das Armas e soltos os soldados presos, foi lida uma proclamação que exortava:
"Os nossos irmãos europeus derrotaram o despotismo em Portugal e restabeleceram a boa ordem da nação portuguesa (...) Soldados! A Bahia é nossa pátria e nós não somos menos valorosos que os Cabreiras e Sepúlvedas! Nós somos os salvadores do nosso país; a demora é prejudicial, o despotismo e a traição do Rio de Janeiro maquinam contra nós, não devemos consentir que o Brasil fique nos ferros da escravidão."
E concluía: "Viva a constituição e cortes na Bahia e Brasil - Viva El-Rei D. João VI nosso soberano pela constituição. Marcha."
Os conspiradores liberais pretendiam, como em Portugal, uma constituição que limitasse o poder real. Habilmente, alguns foram adrede convencidos de que a verdadeira luta deveria ser pela manutenção do soberano no Brasil, entre eles o futuro marquês de Barbacena, então marechal Felisberto Caldeira Brant Pontes que, apesar de brasileiro, comandou a reação do governo, junto ao então coronel Inácio Luís Madeira de Melo. Lutas ocorreram até à vitória dos revoltosos, sendo aclamado ao povo, na Praça da Câmara, o novo estado de coisas. O Governador, conde da Palma, foi à Câmara Municipal e renunciou.
Portugueses e brasileiros estavam unidos, e constituíram uma Junta Governativa. Mas a situação não iria durar.

2 de julho: data máxima da Bahia


Entrada do Exército Libertador, segundo tela de Presciliano Silva, mostra a passagem dos soldados pelo arco feito pelas freiras do Soledade.
 http://www.ua.pt/vieira2008/ReadImage.aspx?obj=3181
Não houve rendição de Madeira de Melo; este simplesmente embarcou, derrotado, com o que lhe restava de tropas na capital, cerca de quatro mil e quinhentos homens, que tomaram 83 embarcações. As primeiras tropas brasileiras que entraram na capital foram as que estacionavam em Pirajá e seguiram até São Caetano, sob o comando do coronel João de Souza Meira Girão, trecho da antiga "estrada das boiadas" que, depois, passou a chamar-se Estrada da Liberdade. Teriam sido recebidos, segundo a tradição, por um arco do triunfo feito em flores pelas irmãs do Convento da Soledade. Também ali seguiam José Joaquim de Lima e Silva, à frente do Batalhão do Imperador e comandante-em-chefe e o Coronel Antero José Ferreira de Brito com os homens que tomaram as trincheiras da Lapinha e Soledade.
Outras tropas ingressaram na cidade, ocupando-lhe os quartéis e pontos-chave de sua defesa:
  1. Felisberto Gomes Caldeira saiu de Armação e Rio Vermelho rumo ao Tororó, Barra, Graça e Corredor da Vitória, ocupando os quartéis do Campo da Pólvora, Palma, Gamboa e Forte de São Pedro, e ainda a Casa da Pólvora, nos Aflitos.
  2. Major José Leite Pacheco, saindo de Armação e da Pituba, segue pela área conquistada pelo Major Silva Castro em Cruz de Cosme e vai para o Carmo. Ocupam o Convento do Carmo, e postos em São Bento, Piedade, Jerusalém (ou Hospício), Noviciado (atual São Joaquim) e Santa Tereza.
Ao todo chegam a Salvador, no 2 de julho, um total de 8.686 oficiais e soldados, sem contar as mais de mil mulheres que os acompanhavam no auxílio, cozinha e socorro.


Fonte:http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Independ%C3%AAncia_da_Bahia&printable=yes#cite_note-0
............

Postagens Populares