quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Psicologia e espiritualida

ENTREVISTA

Fabiano Possebon


O conferencista e escritor Adenáuer Novaes.
ENTREVISTA / Adenáuer Novaes
Adenáuer Novaes nasceu em 03/04/1955 em Acajutiba, BA, é conferencista, escritor, psicólogo clínico, graduado também em Engenharia Civil e Filosofia. Em 1992, elaborou os projetos do que viria a ser a Fundação Lar Harmonia, em Salvador. Escreveu dezesseis livros, alguns já traduzidos para o espanhol e o inglês. Eis alguns títulos: "Sonhos: Mensagens da Alma"; "Psicologia do Evangelho"; "Psicologia e Mediunidade"; "Filosofia e Espiritualidade"; "Alquimia do Amor - Depressão, Cura e Espiritualidade"; "Mito Pessoal e Destino Humano"; "Religião Pessoal" e "Psicologia e Universo Quântico".

Adenáeur, você acha que o povo, de modo geral, conhece mais, atualmente, o trabalho do psicólogo? 
A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e suas implicações nas relações humanas. Sua contribuição a sociedade é cada vez maior, principalmente ao atender aos anseios humanos quanto ao entendimento de si mesmo e no que diz respeito ao tratamento dos transtornos mentais.
Fale-me um pouco sobre seus livros. Qual mais gostou de ter escrito?
Meus livros são simples escritos que traduzem o que se passa em meu mundo interior. Escrevo por um anseio interno de expressar temas que acredito sejam do interesse das pessoas, sempre dentro de uma perspectiva da consciência de ser um espírito imortal. Particularmente gosto do livro "Mito Pessoal e Destino Humano".
Fale-me um pouco sobre o livro que você está preparando - “Jesus, o Intérprete de Deus”.
Trata-se de um livro que busca apresentar intepretações psicológicas das palavras de Jesus contidas no Evangelho de Mateus. No livro tento mostrar que Jesus foi legítimo intérprete de Deus. Neste mês de novembro acontecerá o lançamento do primeiro volume.
No Congresso de Serra Negra deste ano, você contou-nos uma experiência interessante, que conseguiu se lembrar da vida anterior a esta. Fale um pouco sobre isso.
No começo deste ano, estando em viagem por Portugal e Espanha, ao desembarcar no aeroporto de Madrid, vieram à minha mente consciente, imagens de minha vida passada. Vinham numa quantidade muito grande, carregadas de emoções que, muitas vezes, dificultavam minha atenção aos propósitos de minha viagem. Continham datas, nomes, lugares e situações que não imaginava pudesse ter vivido. Mesmo com muita intensidade, me trouxeram profundas reflexões, que me alentam até hoje. Foi muito gratificante.
Nota: Adenáuer lembrou-se de, nessa vida, ter escrito um livro chamado "Cristo Jesus à Luz da Psicologia", no ano de 1917. Sua filha conseguira adquirir esse livro, escrito em inglês, num site dos Estados Unidos, e o presenteou a seu pai.
Conte um pouquinho sobre a experiência que você teve em Aracaju, onde em sonho encontrou-se com uma jovem que havia desencarnado há pouco tempo.
Fui a Aracaju no início de do mês de setembro/2012. Na noite de sábado para domingo, estando sozinho num hotel, fui acordado por volta das duas horas da madrugada, por uma bela jovem desencarnada, envolvida por um halo luminoso, que denunciava sua elevação, a pedir-me que a acompanhasse à casa de sua mãe. Percebi que acordei, mas que estava fora de meu corpo físico, com a consciência perfeita de que estava dormindo. Perguntei à jovem, seu nome; ela me respondeu que se chamava Lucila. Disse-me, para completar, que seu nome estava associado à palavra desassossego. Como já estava acostumado a fenômenos de desdobramento consciente, acompanhei a jovem que me levou a residência a poucas quadras do hotel. No caminho, ela me disse que havia desencarnado há pouco mais de quatro meses, num acidente de carro. Queria que eu explicasse a sua mãe que estava tudo bem com ela. Era um apartamento amplo, onde eu via uma senhora, em seu quarto, fora do corpo físico que também dormia. A senhora estava triste, andado em volta da cama onde se encontrava seu corpo. Aproximamo-nos e eu tentei falar com ela, mas não me via nem me ouvia, muito menos à sua filha. Como não logramos êxito em dialogar com sua mãe, fui gradativamente voltando ao meu corpo físico, que, automaticamente acordou.
Nota: Adenáuer, no dia seguinte a este sonho, contou este fato no seminário em Aracaju. Um dos presentes afirmou ter conhecido a moça, disse também conhecer a sua mãe e que daria o recado a ela.
Adenáuer,  quais são os principais problemas do homem contemporâneo?
Creio que o grande problema do ser humano de hoje é encontrar o sentido e o significado de sua existência. A procura pelo encontro consigo mesmo tem sido a tônica dos consultórios psicológicos. As religiões têm oferecido suas respostas, porém, insatisfatórias, já que não apresentam a consciência da imortalidade como base para o entendimento da questão. Do ponto de vista social, o ser humano ainda carece de educação, saúde e alimentação, que são problemas pertencentes a toda a humanidade.
Você escreveu um livro chamado “Psicologia e Universo Quântico”.  Qual a grande importância da Física Quântica para a humanidade?
A Física Quântica veio para ampliar a visão humana a respeito de si e do Universo percebido. As ideias quânticas complementam os princípios espíritas, na medida em que insere a dimensão espiritual como uma das que são matematicamente comprovadas. O universo quântico é melhor compreendido com a visão imortalista do espírito.
Resumidamente, quais os principais passos para se conquistar a reforma íntima?
Considero que é preciso viver um certo desconforto interno para querer mudar. Esse desconforto é uma espécie de crise existencial, de quem não está satisfeito consigo mesmo. Em segundo, é preciso ter contato com a sombra para poder integrá-la. A sombra corresponde a tudo que não sabemos a respeito de nós mesmos ou que negamos que possamos ser. Em terceiro, é preciso eliminar as projeções que fizemos e fazemos nas pessoas, pois muito do que pensamos que os outros são, corresponde ao que de fato somos e não percebemos. Em quarto, é preciso identificar e dissolver nossos complexos, pois eles fazem parte de nossa estrutura psíquica inconsciente e influenciam muito a vida consciente. Em quinto, é preciso administrar nossas personas, para que não continuem a se sobreporem ao eu. São complexos funcionais que utilizamos para viver no mundo, mas que acabam por nos confundir como se fôssemos aquilo que aparentamos ou exercemos na vida. Em sexto, é preciso integrar o que desejamos e gostamos em nossa contraparte sexual. Por último, é preciso descobrir nossa Designação Pessoal, de acordo com o Self. Para mim, esse são os passos da reforma íntima.
Adenáuer, obrigado pela entrevista e, por favor, suas considerações finais.
Considero que é profundamente importante na encarnação aprendermos a amar, pois o amor é a força propulsora do Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

............

Postagens Populares