quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Projeto da Universidade Estadual da Paraíba do Departamento de Psicologia ganha prêmio internacional

Um trabalho desenvolvido pela professora Railda Fernandes Alves, do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sobre cuidados paliativos, rendeu à docente a conquista de um prêmio internacional na área de Psicologia da Saúde.














A professora foi agraciada com o prêmio “Investigador de Mérito”, outorgado pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (SPPS). Apenas três pesquisadores em todo o mundo ganharam o prêmio, sendo que a professora Railda foi a única brasileira a conquistar o certificado. Ela recebeu o prêmio durante o 10º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, realizado entre os dias 6 e 8 de fevereiro, na Universidade Fernando Pessoa, em Portugal.
Railda Fernandes apresentou o artigo “Saberes e práticas sobre cuidados paliativos para psicólogos atuantes nos hospitais de Campina Grande”. O trabalho foi resultado de uma pesquisa que a professora realizou em hospitais de Campina Grande. Na pesquisa, ela constatou que os psicólogos da cidade conhecem os métodos paliativos, mas têm dificuldades em aplicá-los. A pesquisa mostrou ainda a falta de integração entre psicólogos e equipe médica. Falta compreensão e mais valorização da pessoa do psicólogo. Além do mais, a falta de humanização é um problema na rede de saúde da cidade com profissionais.
O 10º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde reuniu pesquisadores do Brasil e de vários países da Europa. O tema do congresso foi “Tendências em Psicologia da Saúde: Contextos e Interdisciplinaridades”. A professora Railda Fernandes Alves participou do evento integrando a comissão científica. Ela avaliou trabalhos, coordenou mesas e apresentou comunicações.
A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, professora Maria José Lima, afirmou que a conquista do prêmio pela professora Railda reflete a qualidade dos trabalhos apresentados pelos professores da UEPB. “Está de parabéns a professora por representar tão bem a UEPB em mais um congresso internacional”, destacou.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

............

Postagens Populares