sexta-feira, 11 de abril de 2014

Portugal - Psicologia mostra como ensina, investiga e intervém

A ‘operação de charme’ continuou ontem na Universidade do Minho, que convidou os melhores alunos das escolas do ensino secundário do distrito para ‘trabalhar’ como cientistas durante esta semana. E a ter em conta a adesão e as reacções, esta iniciativa pioneira no país pode muito bem ser a primeira de muitas.
Como ensinar, como investigar e como intervir é o objectivo do ‘estágio’ na Escola de Psicologia. O ‘Correio do Minho’ acompanhou as 10 alunas que aceitaram o desafio numa ‘aula’ dedicada à área da Psicologia Forense. “O grande objectivo é que os alunos percebam o que fazemos a nível de investigação e o projecto que desenvolvemos, bem como as actividades que realizamos em interacção com a sociedade”, justificou o professor auxiliar, Rui Gomes, defendendo que os alunos “têm que perceber o que fazem os psicólogos”.

A terminar o ensino secundário, é hora dos alunos se mostrarem “preocupados” com o futuro, por isso, “é natural que tentem perceber as possibilidades que têm de entrar na escola de acordo com as notas que têm”, referiu aquele professor, admitindo que os estudantes também mostram curiosidade em conhecer o projecto educativo da escola.

Tendo esta realidade em conta, a Escola de Psicologia preparou um ‘menu’ muito direccionado aos jovens estudantes. “Começámos por apresentar o projecto educativo ao nível do mestrado, onde temos o mestrado integrado em Psicologia e o mestrado em Psicologia Aplicada. Além disso, já divulgamos o nosso projecto de ensino de cinco anos, bem como as possibilidades de formação que eles têm”, informou o professor auxiliar Rui Gomes, lembrando que os mais jovens tiveram oportunidade de conhecer também o projecto de ensino a nível do doutoramento em Psicologia Básica e Psicologia Aplicada.

Logo no final do primeiro dia de ‘trabalho’, as alunas mostraram-se “interessadas no tipo de aprendizagem, bem como da orientação da escola em termos de formação”.
Por estes dias, as estudantes vão ter oportunidade de conhecer os projectos de investigação e as unidades de investigação centradas na Psicologia Aplicada (unidade de aprendizagem e realização, justiça e violência, psicoterapia e psicopatologia).

Em termos de laboratório, as alunas das escolas secundárias vão abordar também as temáticas da Psicologia Básica nos três laboratórios existentes (aprendizagem comportamental animal, cognição humana e neuropsicofisiologia).

Mas a ‘viagem’ pela Escola de Psicologia não se fica por aqui. “Os alunos vão conhecer os laboratórios e as unidades de investigação, mas também vão ter a possibilidade de contactar com o nosso projecto de interacção com a sociedade, através do Serviço de Psicologia”, revelou ainda o professor auxiliar, referindo que vão, desta forma, conhecer que “tipo de actividades os psicólogos fazem naquele serviço de apoio à comunidade local”.

Melhores alunos recompensados com ”férias diferentes”

Dez dos melhores alunos das escolas secundárias do distrito aceitaram o repto da Universidade do Minho e estão a receber, esta semana, uma “formação especial”, que inclui aulas específicas e a integração em equipas internacionais de investigação, na Escola de Ciências da Saúde. “Esta é uma forma de recompensar os melhores alunos da região, proporcionando-lhes assim umas férias diferentes”, assegurou o docente responsável pelas actividades e investigador universitário, Nuno Osório.

No caso da Escola de Ciências da Saúde, os alunos estão “a ter a oportunidade de se sentirem integrados num instituto de investigação, fazendo-os também passar pela escola médica”, contou aquele responsável.

Cada um dos dez alunos que optaram por esta escola tem um investigador que o acompanha e está integrado nos projectos de investigação. “Durante a semana vão assistir a aulas, por exemplo, de anatomia e vão ter oportunidade de visitar várias instalações da escola”, explicou Nuno Osório, referindo que esta é “uma experiência muito interessante e enriquecedora para eles”.

Ainda hoje de manhã, os dez alunos vão participar em inúmeras actividades preparadas pelo Núcleo de Estudantes de Medicina. “Aqui vão ter oportunidade de tirar dúvidas, falar com os colegas e esclarecer as coisas com eles”, referiu.

Os alunos do secundário vão ainda visitar o Hospital de Braga e o Centro Clínico Académico de Braga. No final desta semana de ‘trabalho’, os participantes “vão ter a hipótese de ter a ideia da globalidade deste projecto, que tem um instituto inserido dentro de uma escola médica e que conta com a colaboração próxima dos hospitais da região”.

Nuno Osório mostrou-se “entusiasmado” com o interesse dos alunos. “São alunos extremamente interessados, porque têm elevadas médias e gostam destas áreas. Por isso, têm mostrado interesse pelas várias actividades e têm perguntas muito interessantes e isso também é muito enriquecedor para nós”, confirmou.

Fonte:http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=77396

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