terça-feira, 27 de maio de 2014

Investigação da UMinho premiada pela Associação Americana de Psicologia

Estudo de Ana Catarina Vieira de Castro poderá ajudar a entender melhor o autismo, a hiperatividade e a esquizofrenia

 

A Associação Americana de Psicologia, com o apoio da Sociedade de Análise Experimental do Comportamento, distinguiu a portuguesa Ana Catarina Vieira de Castro com a melhor tese de doutoramento de Psicologia Básica de 2014. Os estudos realizados na Universidade do Minho e na Universidade de São Paulo tiveram como objectivo avaliar a percepção do tempo em animais e poderão ajudar, no futuro, a compreender melhor doenças como o autismo, a hiperactividade e esquizofrenia.

“Esta distinção é um grande motivo de orgulho e é muito gratificante ver o nosso trabalho reconhecido a nível internacional. Resulta da formação de excelência que me foi proporcionada pela UMinho, em particular pelo Laboratório de Aprendizagem e Comportamento Animal da Escola de Psicologia, coordenado pelo professor Armando Machado”, afirma a premiada.

O trabalho de investigação pretendeu avaliar a capacidade que os pombos têm de discriminar intervalos de tempo. Foi demonstrado que os animais conseguem distinguir diferentes valores da duração de uma luz. “Colocou-se na gaiola uma luz que acende durante um ou quatro segundos. Para receber comida, o pombo tem de bicar num disco de plástico vermelho se a luz ficar acesa um segundo. Se esta ficar acesa quatro segundos, o pombo terá que escolher o disco verde”, explica Ana Catarina.

Hiperactividade poderá vir a ser mais bem entendida
Hiperactividade poderá vir a ser mais bem entendida
“O trabalho permitiu entender melhor os mecanismos de percepção temporal em animais. Como já mostraram outros estudos, a sensibilidade humana ao tempo é semelhante à dos animais. Assim, sabendo nós mais sobre os animais, ficaremos a saber mais sobre as mesmas competências em humanos e, nesse sentido, os resultados destas experiências constituem um passo importante na busca pela compreensão da globalidade dos mecanismos de percepção temporal”, adianta a investigadora.

Esta compreensão poderá vir inclusive a ter implicações mais directas na saúde humana, nomeadamente ajudando os peritos a perceber “o porquê de a percepção do tempo estar alterada em perturbações como o autismo, a hiperactividade e a esquizofrenia”.

Ana Catarina Castro é formada em Biologia Aplicada pela UMinho. Ao longo da licenciatura e, principalmente, durante um estágio curricular realizado em Leiden, na Holanda, desenvolveu um forte interesse pela área do comportamento animal. Em Portugal, teve a oportunidade de continuar a fazer investigação nesta área no âmbito do programa doutoral de Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas da UMinho. Está actualmente com uma bolsa de pós-doutoramento no Instituto de Biologia Molecular e Celular, no Porto.

  Fonte:http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=58630&op=all

Rio homenageia cubano que desenvolveu o ensino da psicologia no Brasil

Na próxima quarta-feira (28) será prestada uma homenagem ao Dr. Emílio Mira Y López no Rio de Janeiro. Ele é criador do Instituto de Seleção e Orientação Profissional da Fundação Getúlio Vargas. Emilio é um psiquiatra cubano-espanhol, desempenhou um importante papel no desenvolvimento da Psicologia enquanto ciência e profissão no Brasil.


Divulgação
Mira y López criou o Psico-diagnóstico Mio-cinético (PMK), um teste expressivo de personalidade, aplicado na seleção de motoristas para prevenção de acidentes na década de 50. Mira y López criou o Psico-diagnóstico Mio-cinético (PMK), um teste expressivo de personalidade, aplicado na seleção de motoristas para prevenção de acidentes na década de 50.
Estabelecendo-se aqui desde meados da década de 1940, depois de sair da Espanha por sua participação na Guerra Civil Espanhola (1936-1939) ao lado das forças republicano-legalistas, resistindo ao golpe fascista de Francisco Franco, Mira y López criou o Instituto de Seleção e Orientação Profissional (Isop), da Fundação Getúlio Vargas, em 1947, que foi um dos órgãos pioneiros da disciplina psicológica em nosso país.

Mira y López criou o Psico-diagnóstico Mio-cinético (PMK), um teste expressivo de personalidade, aplicado na seleção de motoristas para prevenção de acidentes na década de 50, na seleção dos jogadores de futebol da seleção de 1958 e 1962 e na seleção do corpo diplomático do Itamaraty.

Nesta seleção, Mira contraindica um candidato dizendo: “sua vocação é a música”. Era o maestro Antonio Carlos Jobim. Seu filho Emílio sempre brinca: “a Psicologia dá o Tom”. Mira teve ainda uma importante atuação na regulamentação da profissão de psicólogo.O CRP-RJ lembra sua figura e reconhece seu papel, como um dos fundadores da Psicologia no Brasil.

Confira abaixo a programação:

9h: Abertura com apresentação de autoridades e inauguração da placa comemorativa alusiva ao ISOP e à obra de Mira y López

10h: 1ª mesa: Mira y López e a Psicologia 
- Psicologia como Ciência Social
- O ISOP e a FGV (Suely Braga)
- Mira, vida e obra (Ana Jacó)
- O ISOP e suas repercussões no Brasil e na America Latina (José Novaes)
- A regulamentação da profissão de psicólogo (Carlos Marconi)

12h30min: Intervalo para o almoço

14h30min: 2ª mesa: Da medicina à Psicologia
Psiquiatria (Adolpho Hoirisch)
Psicoterapia e Psicanálise (Rita Manso)
Psicotécnica (Cristiano Esteves)

16h: 3ª mesa: Mira e a harmonia social
- A Psicologia de Mira e os ensinamentos de Tarthang Tulku Rinpoche, a Psicologia Tibetana Nyingma (Claudio Moraes)
- Apresentação da Casona de La Paz, Colônia Valdense Uruguai (Emílio Mira y López Filho)

17h: Encerramento e Coquetel

Local: Rua da Candelária, 6 - Rio de Janeio - RJ





Fonte:http://www.vermelho.org.br/noticia/242863-10

Os Barrigudinhos da Copa

https://www.youtube.com/watch?v=R8YKL1LO5hs

Os Ipiauiense criam musica e faz sucesso no Youtube, com uma musica de temática "Copa do mundo" o vídeo já tem mais de 1000 visualizações e apenas alguns dias de divulgação. 


domingo, 25 de maio de 2014

Psicologia em alta...

A Faculdade Pitágoras passa a integrar o seleto grupo de instituições de ensino superior que possuem os melhores cursos de psicologia do país. O curso foi classificado com o conceito 4 pela avaliação do Ministério de Educação e Cultura (MEC), cujos critérios de reconhecimento se orientam por uma escala de 1 a 5.
O diretor da Faculdade, Joel Gomes, destaca as políticas institucionais de ensino, de extensão e pesquisa como fatores que contribuíram para obtenção da nota.

 


Fonte:http://180graus.com/maranhao-180/psicologia-em-alta-na-faculdade-pitagoras
............

Postagens Populares