domingo, 14 de junho de 2015

ALUNOS DA FTC JEQUIÉ APRESENTARAM NESTA SEXTA-FEIRA UM TRABALHO COM O TEMA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: PRINCIPAIS CAUSAS E CONSEQUÊNCIA



FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

JHÉSSICA LOPES
TALITA PEIXOTO
MATHEUS SILVA
MARCIA VIEIRA
RITA JANUÁRIO






SAÙDE E CIDADANIA
Gravidez na adolescência: Principais causas e consequências














JEQUIÉ - BA
2015



JHÉSSICA LOPES
TALITA PEIXOTO
MATHEUS SILVA
MARCIA VIEIRA
RITA JANUÁRIO








SAÙDE E CIDADANIA
Gravidez na adolescência: Principais causas e consequências


Projeto submetido à apreciação da disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido IV, ministrada pela professora Me. Verena Santos Andrade Ferreira, do curso de Psicologia na Faculdade de Tecnologia e Ciência, pela equipe do 6° semestre, turno noturno para fins parciais de avaliação.







JEQUIÉ – BA
2015
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: PRINCIPAIS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
Jhéssica de Jesus Lopes1
Talita Peixoto de Figueredo2
Matheus de Oliveira Silva3
Márcia Vieira Alves4
Rita de Cássia Santana Januário5

ABSTRACT
A adolescência compreende todas as mudanças sociais e emocionais dessa faixa etária. Os processos de reflexões são de extrema importância na adequação de muitos assuntos na adolescência, e a sexualidade na adolescência deve ser trabalhada com cuidado. Este projeto contribuiu para facilitar um debate com este grupo de jovens, com as discussões e a pesquisa bibliográfica onde embasamos para produzir o Workshop. Foram explanados os subtemas implicações de uma gravidez, implicações para a mãe e o bebê, impacto familiar e como prevenir. Diante, a gravidez será assimilada, aceita, desenvolvida na adolescente que estão em uma mudança radical, tanto corporal quanto psicológico. Importante lembrar que essa etapa é justamente àquela na qual estruturamos nossa identidade, uma fase em que se altera a visão de mundo a partir da infância, que é um processo que inicia- se uma orientação para a fase adulta.
Palavras - chave: Adolescência, Família, Jovens, Gravidez.

RESUMO
Adolescence comprises all social and emotional changes this age group. Reflections processes are extremely important in the adaptation of many subjects adolescence and sexuality in adolescence should be crafted carefully. This project helped to facilitate a discussion with this group of young people, with the discussions and the literature where embasamos to produce the Workshop. Have been described subthemes implications of a pregnancy, implications for the mother and the baby, family impact and how to prevent. On, the pregnancy will be assimilated, accepted, developed in adolescents who are in a radical change, both bodily and psychological. Important to remember that this step is just to that in which we structure our identity, a stage that changes the worldview from childhood, which is a process that is initiated guidance for adulthood.

Key - word: Adolescence, Family, Youth, pregnancy.
[1, 2, 3, 4 e 5] Respectivamente: Jhéssica de Jesus Lopes, Talita Peixoto de Figueredo, Matheus de Oliveira Silva, Márcia Vieira Alves e Rita de Cássia Santana Januário, graduandos em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências; Jequié-Bahia (2015).
Endereço correspondência: matheusoliver0@gmail.com, jheuhtinha91@hotmail.com.br, marcia.life.22@hotmail.com, taali.peixoto@hotmail.com e rita.janu@hotmail.com.


INTRODUÇÃO

Segundo A Organização Mundial de Saúde (OMS) (BRILHANTE, CATRIB, 2011), delimita a adolescência como a segunda década de vida, ou seja, dos 10 aos 19 anos aproximadamente, sendo uma etapa do desenvolvimento humano em que ocorre a transição entre a passagem da infância para a vida adulta, ocorrendo várias mudanças físicas, psicológicas, biológicas e sociais, na qual essas transformações levam a adolescência a ser uma fase complicada da vida, gerando vários conflitos.
Segundo Papalia (2006), a maturação sexual leva a atividade sexual precoce, pois o adolescente, que ainda não está totalmente consciente de suas mudanças, acaba iniciando sua vida sexual de forma descuidada, seja por pressão dos amigos ou namorado, seja como forma de desafiar a família, enfrentando-a, entre outros motivos. O mesmo autor destaca que especialistas discordam a respeito das causas da gravidez na adolescência. Alguns pesquisadores apontam fatores como menor estigma em relação a mães solteiras, exaltação do sexo nos meios de comunicação, a ausência de uma mensagem clara de que sexo e paternidade, maternidade, são para adultos, a influência do abuso sexual de crianças e o fracasso dos pais em se comunicar com os filhos.
Além do pensamento do próprio adolescente, a sociedade também desenvolveu opiniões sobre o tema da gravidez, considerando-a como um risco social e um grave problema de saúde pública, devido a sua amplitude e magnitude, como também aos problemas que dela derivam: abandono escolar, risco durante a gravidez, conflitos familiares, aborto, abandono do parceiro, discriminação social e o afastamento dos grupos de sua convivência conforme (NETO, 2007).
Segundo Cervo, Bervian e da Silva (2007, p.61), a pesquisa bibliográfica “constitui o procedimento básico para os estudos monográficos, pelos quais se busca o domínio do estado da arte sobre determinado tema”, Assim, através da pesquisa bibliográfica e dados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse trabalho visa compreender o que leva os adolescentes a engravidarem, e quais seus motivos e consequências. A partir daí, será realizada uma intervenção de cunho informativo através de oficina, a qual esses adolescentes poderão interagir e refletir a respeito do tema aqui proposto, além de desenvolver medidas educativas visando à diminuição destas gestações.  


O Workshop foi realizado  no intuito de proporcionar aos alunos uma conscientização e informação da necessidade de ter um cuidado maior com sua vida sexual de forma que estes venham refletir a respeito da gravidez na adolescência: principais causas e consequências. A atividade realizou –se na  Escola Municipal Maria Jose Lessa de Moraes, localizada na Rua Augusto Sá, n°91, Bairro da Conceição – Ipiaú - BA, que tem como diretora Márcia Pólvora.
O público alvo foi de  alunos de 7° e 8° ano  com a faixa etária de 14 a 17 anos. A escolha deste público se deu por estar dentro da faixa etária do tema proposto, visando trazer uma reflexão a esses adolescentes a respeito do tema Gravidez na Adolescência: Principais Causas e Consequências, visto que é um assunto atual e que, segundo fontes dos órgãos de pesquisa (IBGE, 1999)  vem aumentando gradativamente os números de adolescentes grávidas .
Até a década de 1970, as mulheres de 25 a 29 anos tinham a maior participação no total de partos registrados no país e, na década de 1980, verificou-se o crescimento da proporção de mães com idade entre 20 e 24 anos. Na década de 1990, já era possível observar claramente o aumento da proporção de mães adolescentes em todas as regiões brasileiras, embora o fenômeno seja mais acentuado nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde os partos de mães menores de 20 anos estavam ao redor de 20% do total em 1990. Este fenômeno tem gerado apreensão em segmentos da sociedade e órgãos governamentais, devido à vulnerabilidade desse grupo nas questões relacionadas a aspectos biológicos e relações com a sobrevivência das crianças (IBGE, 1999).
O Workshop teve início  às 2HS  da tarde, na oportunidade foi apresentado às professoras e a diretora da unidade educativa, expondo o que de fato era o nosso real propósito. Logo, apresentamos o folder e fizemos uma breve explanação para estes educadores, em seguida nos dirigimos  ao local para organizar o Workshop.
A atividade começou com um Rapport que foi crucial para o desenvolvimento da oficina, esta se deu com uma dinâmica, que propunha refletir a respeito dos sonhos”. A dinâmica convidava os alunos a encherem uma bexiga colocando –de forma figurada- seus sonhos dentro. Em seguida, fez-se a distribuição de palitos de dente. Uma única ordem foi dada: proteja o seu sonho! De forma imediata, os alunos começaram a estourar a bexiga uns dos outros, com exceção da professora e de um único aluno. Ao final, questionou-se a atitude de estourar a bexiga dos colegas, lembrando que a única regra dada foi a de proteger sua bexiga. O intuito da dinâmica foi colocar em questão os sonhos dos jovens e deixar uma reflexão: todos afirmaram ter sonhos, e muitas vezes uma gravidez precoce, não planejada, além de romper a infância de forma repentina, impossibilita à realização dos sonhos. Eles entenderam e concordaram com a proposta da dinâmica afirmando que se cada um cuidasse da sua bexiga, os sonhos não teriam “estourado”. 
Após este momento, o uso desta dinâmica como referência para estes adolescentes foi pontual para a interação a respeito das Implicações de uma Gravidez , trocando ideias, reflexões e exemplos de vida a respeito do porque estes adolescentes experienciam cada vez mais cedo o ato de praticar a relação sexual .
Foi exibido um vídeo (documentário) produzido pela Universidade de Passo Fundo - UPF TV6, que traz depoimentos de adolescentes que engravidaram entre 13 a 15 anos, mostrando a importância do acompanhamento da equipe multiprofissional e do acompanhamento familiar, traz informações sobre pré-natal e como este é importante na gravidez, para entender os problemas psicossociais e os riscos biológicos, resaltando na família e principalmente os responsáveis das meninas que , ao surgir à primeira menarca, devem aconselhar  e levar ao ginecologista para que seja orientada adequadamente, tomando as medidas preventivas para que a gravidez não ocorra.    .
Os especialistas discordam a respeito das causas da gravidez na adolescência. Alguns observadores apontam fatores como menor estigma em relação a mães solteiras, glorificação do sexo nos meios de comunicação, a ausência de uma mensagem clara de que sexo e paternidade são para adultos, a influência do abuso sexual de crianças e o fracasso dos pais em se comunicar com os filhos. A experiência europeia sugere a importância de dois outros fatores: a educação sexual e o acesso à contracepção (apud PAPALIA, 2006, p488).
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Salientou-se que, seja para evitar uma gravidez não programada ou para se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis, que os métodos anticonceptivos devem fazer parte da nossa vida. Por estes motivos, são disponibilizados nos postos de saúde oito tipos de métodos contraceptivos gratuitamente à população, podendo ser retirado gratuitamente. São eles: preservativos feminino e masculino (camisinha), pílula oral, minipílula, injetável mensal, injetável trimestral, dispositivo intrauterino (DIU), pílula anticoncepcional de emergência (mais conhecida como pílula do dia seguinte), diafragma e anéis medidores.
Também é importante lembrar que tudo tem seu tempo certo de acontecer, não é preciso correria para explorar a sexualidade tão cedo, e que essa exploração está sendo gerada pela consequência da vida moderna , como a globalização, a velocidade das informações, as potencialidades tecnológicas entre outros fatores. A informação é crucial para a formação destes meninos e meninas, e nós da área de saúde devemos levar estas informações às pessoas, de forma a trabalhar olhando o ser humano com o olhar social.


CONCLUSÃO


Promover a reflexão levando a informação a estes adolescentes nos tornou possível percepção de o quanto informar é importante, para que estes não atropelem esta fase da vida tão bela e que deve ser vivida adequadamente. Foi muito satisfatório levar este assunto para este público, pois se sabe que mesmo em meio a inúmeras informações proporcionadas pela mídia, pelas escolas, ainda existem as famosas desculpas que “aconteceu”. Sendo assim nosso intuito foi deixar eles cientes que uma gravidez nesta fase pode implicar em suas vidas futuramente e que infelizmente a criança sofrerá as consequências também.
A eventualidade da gravidez em uma juventude que mal começa a sair da infância pode significar uma série de problemas de ordem, social, saúde e emocional com consequências marcantes por toda a vida. Por outro lado, o número crescente de gravidez em jovem, tem se traduzido em uma grande batalha para toda a sociedade.
A gravidez precoce tem se tornado uma grande preocupação para gestão de saúde pública. Com poucas orientações e uma vida sexual cada vez mais precoce, muitas adolescentes estão engravidando numa fase da vida em que se encontram despreparadas para assumir tal responsabilidade. Notando-se que o fato da jovem  engravidar envolve não só a si, mas, sobretudo, todas as pessoas que de alguma maneira fazem parte de sua vida.
Todavia, a gravidez será assimilada, aceita, desenvolvida na adolescente que está em uma mudança radical, tanto corporal quanto psique. Importante lembrar que essa etapa é justamente àquela na qual estruturamos nossa identidade, uma etapa em que se altera a visão de mundo a partir da infância, que é um processo que inicia- se uma orientação para a fase adulta, onde o adolescente experimenta diversos sentimentos que vão desde a alegria da notícia da gravidez ao desespero em gerar uma nova vida. Diante dessas vivencias e mediante a pesquisa bibliográfica pode se entender que o profissional de saúde e estes inclui o Psicólogo (a) deve está atento à sensibilidade e disponível a responder perguntas dos adolescentes ou da família. Promovendo um acolhimento que possa resultar no adolescente e na família um apoio, bem estar físico e psicológico.  




BRILHANTE, Aline Veras Morais: CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Sexualidade na adolescência; Outubro 2011, vol 39, nº 10, Guararapes – CEP: 60810-165 – Fortaleza (CE), Brasil.

CAVALCANTI, A. L. S.; Aspectos psicossociais de adolescentes gestantes atendidas em serviço público da cidade de Recife. Revista Projeto Acolher: Um encontro da enfermagem com o adolescente brasileiro. Brasília. 2000.  

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.

Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l8069.htm> Acesso em: 22 maio 2015.

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/. Acesso em: 19 Maio 2015.
OLIVEIRA, Maria Waldenez; Gravidez na adolescência: Dimensões do problema; 1998, Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32621998000200004&script=sci_arttext> . acessado em 22 maio 2015.
NETO, Francisco R. G. X. Gravidez na adolescência: motivos e percepções de adolescentes. Ver Bras Enferm, Brasília, 2007.

OPS - Organizacion Panamericana de la Salud. Salud reproductiva en las Américas. Genebra: OMS, 1992.

PAPALIA, D. Dolds, S e FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2006.
UPF TV – Universidade de Passo Fundo, Canal de vídeos: Reportagem Gravidez na Adolescência, <https://www.youtube.com/user/upftvcanal>. Acessado em: 20 de Maio 2015.



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