FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
JHÉSSICA
LOPES
TALITA
PEIXOTO
MATHEUS
SILVA
MARCIA
VIEIRA
RITA
JANUÁRIO
SAÙDE
E CIDADANIA
Gravidez
na adolescência: Principais causas e consequências
JEQUIÉ
- BA
2015
JHÉSSICA LOPES
TALITA PEIXOTO
MATHEUS SILVA
MARCIA VIEIRA
RITA JANUÁRIO
SAÙDE
E CIDADANIA
Gravidez na adolescência: Principais
causas e consequências
Projeto
submetido à apreciação da disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido IV,
ministrada pela professora Me. Verena Santos Andrade Ferreira, do curso de
Psicologia na Faculdade de Tecnologia e Ciência, pela equipe do 6° semestre,
turno noturno para fins parciais de avaliação.
JEQUIÉ
– BA
2015
GRAVIDEZ
NA ADOLESCÊNCIA: PRINCIPAIS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
Jhéssica
de Jesus Lopes1
Talita
Peixoto de Figueredo2
Matheus
de Oliveira Silva3
Márcia
Vieira Alves4
Rita
de Cássia Santana Januário5
ABSTRACT
A adolescência compreende todas as
mudanças sociais e emocionais dessa faixa etária. Os processos de reflexões são
de extrema importância na adequação de muitos assuntos na adolescência, e a
sexualidade na adolescência deve ser trabalhada com cuidado. Este projeto
contribuiu para facilitar um debate com este grupo de jovens, com as discussões
e a pesquisa bibliográfica onde embasamos para produzir o Workshop.
Foram explanados os subtemas implicações de uma gravidez, implicações para a
mãe e o bebê, impacto familiar e como prevenir. Diante, a gravidez será assimilada, aceita, desenvolvida na adolescente que
estão em uma mudança radical, tanto corporal quanto psicológico. Importante
lembrar que essa etapa é justamente àquela na qual estruturamos nossa
identidade, uma fase em que se altera a visão de mundo a partir da infância,
que é um processo que inicia- se uma orientação para a fase adulta.
Palavras - chave: Adolescência, Família, Jovens, Gravidez.
RESUMO
Adolescence comprises all social and emotional changes this age group. Reflections processes are extremely important in the adaptation of many subjects adolescence
and sexuality in
adolescence should be crafted
carefully. This project helped to facilitate a discussion with this group of young people, with the discussions and the literature where
embasamos to produce the Workshop. Have been described subthemes implications of a pregnancy, implications for the mother and the baby, family impact and how to prevent. On, the pregnancy will be assimilated, accepted, developed
in adolescents who are in a
radical change, both bodily and psychological. Important to remember that this step is just to that in
which we structure our identity,
a stage that changes the worldview from childhood, which is a process that is initiated
guidance for adulthood.
Key - word: Adolescence, Family, Youth, pregnancy.
Key - word: Adolescence, Family, Youth, pregnancy.
[1,
2, 3, 4 e 5] Respectivamente: Jhéssica de Jesus Lopes, Talita Peixoto de
Figueredo, Matheus de Oliveira Silva, Márcia Vieira Alves e Rita de Cássia
Santana Januário, graduandos em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia e
Ciências; Jequié-Bahia (2015).
Endereço correspondência:
matheusoliver0@gmail.com, jheuhtinha91@hotmail.com.br, marcia.life.22@hotmail.com,
taali.peixoto@hotmail.com e rita.janu@hotmail.com.
INTRODUÇÃO
Segundo
A Organização Mundial de Saúde (OMS) (BRILHANTE, CATRIB, 2011),
delimita a adolescência como a segunda década de vida, ou seja, dos 10 aos 19
anos aproximadamente, sendo uma etapa do desenvolvimento humano em que ocorre a
transição entre a passagem da infância para a vida adulta, ocorrendo várias
mudanças físicas, psicológicas, biológicas e sociais, na qual essas
transformações levam a adolescência a ser uma fase complicada da vida, gerando
vários conflitos.
Segundo
Papalia (2006), a maturação sexual leva a atividade sexual precoce, pois o
adolescente, que ainda não está totalmente consciente de suas mudanças, acaba
iniciando sua vida sexual de forma descuidada, seja por pressão dos amigos ou
namorado, seja como forma de desafiar a família, enfrentando-a, entre outros
motivos. O mesmo autor destaca que especialistas discordam a respeito das
causas da gravidez na adolescência. Alguns pesquisadores apontam fatores como
menor estigma em relação a mães solteiras, exaltação do sexo nos meios de
comunicação, a ausência de uma mensagem clara de que sexo e paternidade, maternidade,
são para adultos, a influência do abuso sexual de crianças e o fracasso dos
pais em se comunicar com os filhos.
Além
do pensamento do próprio adolescente, a sociedade também desenvolveu opiniões
sobre o tema da gravidez, considerando-a como um risco social e um grave
problema de saúde pública, devido a sua amplitude e magnitude, como também aos
problemas que dela derivam: abandono escolar, risco durante a gravidez,
conflitos familiares, aborto, abandono do parceiro, discriminação social e o
afastamento dos grupos de sua convivência conforme (NETO, 2007).
Segundo
Cervo, Bervian e da Silva (2007, p.61), a pesquisa bibliográfica “constitui o
procedimento básico para os estudos monográficos, pelos quais se busca o
domínio do estado da arte sobre determinado tema”, Assim, através da pesquisa
bibliográfica e dados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),
esse trabalho visa compreender o que leva os adolescentes a engravidarem, e
quais seus motivos e consequências. A partir daí, será realizada uma
intervenção de cunho informativo através de oficina, a qual esses adolescentes
poderão interagir e refletir a respeito do tema aqui proposto, além de
desenvolver medidas educativas visando à diminuição destas gestações.
O Workshop foi realizado no intuito de
proporcionar aos alunos uma conscientização e informação da necessidade de ter
um cuidado maior com sua vida sexual de forma que estes venham refletir a
respeito da gravidez na adolescência: principais causas e consequências. A
atividade realizou –se na Escola
Municipal Maria Jose Lessa de Moraes, localizada na Rua Augusto Sá, n°91,
Bairro da Conceição – Ipiaú - BA, que tem como diretora Márcia Pólvora.
O
público alvo foi
de alunos
de 7° e 8° ano
com
a faixa etária de 14 a 17 anos. A escolha deste público se deu por estar dentro
da faixa etária do tema proposto, visando trazer uma reflexão a esses
adolescentes a respeito do tema Gravidez na Adolescência: Principais Causas e Consequências,
visto que é um assunto atual e que, segundo
fontes dos órgãos de pesquisa
(IBGE, 1999) vem
aumentando gradativamente os números de adolescentes grávidas .
Até
a década de 1970, as mulheres de 25 a 29 anos tinham a maior participação no
total de partos registrados no país e, na década de 1980, verificou-se o
crescimento da proporção de mães com idade entre 20 e 24 anos. Na década de
1990, já era possível observar claramente o aumento da proporção de mães
adolescentes em todas as regiões brasileiras, embora o fenômeno seja mais acentuado
nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde os partos de mães menores de 20 anos
estavam ao redor de 20% do total em 1990. Este fenômeno tem gerado apreensão em
segmentos da sociedade e órgãos governamentais, devido à vulnerabilidade desse
grupo nas questões relacionadas a aspectos biológicos e relações com a
sobrevivência das crianças (IBGE, 1999).
O Workshop teve início às 2HS da tarde, na oportunidade foi apresentado às professoras e a diretora
da unidade educativa, expondo o que de fato era o nosso real
propósito. Logo, apresentamos o folder e fizemos uma breve explanação para
estes educadores, em seguida nos dirigimos ao local para
organizar o Workshop.
A atividade começou com um Rapport que foi crucial para o desenvolvimento
da oficina, esta se deu com uma dinâmica, que propunha refletir a respeito dos “sonhos”. A dinâmica convidava os alunos a encherem uma bexiga colocando –de
forma figurada- seus sonhos dentro. Em seguida, fez-se a distribuição de
palitos de dente. Uma única ordem foi dada: proteja o seu sonho! De forma
imediata, os alunos começaram a estourar a bexiga uns dos outros, com exceção
da professora e de um único aluno. Ao final, questionou-se a atitude de
estourar a bexiga dos colegas, lembrando que a única regra dada foi a de
proteger sua bexiga. O intuito da dinâmica foi colocar em questão os sonhos dos
jovens e deixar uma reflexão: todos afirmaram ter sonhos, e muitas vezes uma gravidez precoce, não
planejada, além de romper a infância de forma repentina, impossibilita à
realização dos sonhos. Eles entenderam e concordaram com a proposta da dinâmica
afirmando que se cada um cuidasse da sua bexiga, os sonhos não teriam
“estourado”.
Após este momento, o uso desta dinâmica como referência para estes adolescentes foi pontual para a interação a respeito das Implicações
de uma Gravidez , trocando ideias, reflexões e exemplos de vida a respeito do porque
estes adolescentes experienciam cada vez mais cedo o ato de praticar a
relação sexual .
Foi exibido um vídeo (documentário) produzido
pela Universidade de Passo Fundo - UPF TV6, que traz
depoimentos de adolescentes que engravidaram entre 13 a 15 anos, mostrando a
importância do acompanhamento da equipe multiprofissional e do acompanhamento
familiar, traz informações sobre pré-natal e como este é importante na gravidez,
para entender os problemas psicossociais e os riscos biológicos, resaltando na família
e principalmente os responsáveis das meninas que , ao surgir à primeira menarca, devem aconselhar e levar ao ginecologista para que seja orientada adequadamente, tomando
as medidas preventivas para que a gravidez não ocorra. .
Os especialistas
discordam a respeito das causas da gravidez na adolescência. Alguns
observadores apontam fatores como menor estigma em relação a mães solteiras,
glorificação do sexo nos meios de comunicação, a ausência de uma mensagem clara
de que sexo e paternidade são para adultos, a influência do abuso sexual de
crianças e o fracasso dos pais em se comunicar com os filhos. A experiência
europeia sugere a importância de dois outros fatores: a educação sexual e o
acesso à contracepção (apud PAPALIA, 2006, p488).
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Salientou-se
que, seja para evitar uma gravidez não programada ou para se prevenir de
doenças sexualmente transmissíveis, que os métodos anticonceptivos devem fazer
parte da nossa vida. Por estes motivos, são disponibilizados nos postos de
saúde oito tipos de métodos contraceptivos gratuitamente à população, podendo
ser retirado gratuitamente. São eles: preservativos feminino e masculino
(camisinha), pílula oral, minipílula, injetável mensal, injetável trimestral,
dispositivo intrauterino (DIU), pílula anticoncepcional de emergência (mais
conhecida como pílula do dia seguinte), diafragma e anéis medidores.
Também
é importante lembrar que tudo tem seu tempo certo de acontecer, não é preciso
correria para explorar a sexualidade tão cedo, e que essa exploração está sendo
gerada pela consequência da vida moderna , como a globalização, a velocidade das
informações, as potencialidades tecnológicas entre outros fatores. A informação
é crucial para a formação destes meninos e meninas, e nós da área de saúde
devemos levar estas informações às pessoas, de forma a trabalhar olhando o ser
humano com o olhar social.
CONCLUSÃO
Promover
a reflexão levando a informação a estes adolescentes nos tornou possível percepção
de o quanto informar é importante, para que estes não atropelem esta fase da vida
tão bela e que deve ser vivida adequadamente. Foi muito satisfatório levar
este assunto para este público, pois se sabe que mesmo em meio a inúmeras
informações proporcionadas pela mídia, pelas escolas, ainda existem as famosas
desculpas que “aconteceu”. Sendo assim nosso intuito foi deixar eles cientes
que uma gravidez nesta fase pode implicar em suas vidas futuramente e que
infelizmente a criança sofrerá as consequências também.
A eventualidade da gravidez em uma juventude que
mal começa a sair da infância pode significar uma série de problemas de ordem,
social, saúde e emocional com consequências marcantes por toda a vida. Por
outro lado, o número crescente de gravidez em jovem, tem se traduzido em uma
grande batalha para toda a sociedade.
A gravidez precoce tem se tornado uma grande
preocupação para gestão de saúde pública. Com poucas orientações e uma vida
sexual cada vez mais precoce, muitas adolescentes estão engravidando numa fase
da vida em que se encontram despreparadas para assumir tal responsabilidade.
Notando-se que o fato da jovem engravidar
envolve não só a si, mas, sobretudo, todas as pessoas que de alguma maneira
fazem parte de sua vida.
Todavia, a gravidez será assimilada, aceita, desenvolvida
na adolescente que está em uma mudança radical, tanto corporal quanto psique.
Importante lembrar que essa etapa é justamente àquela na qual estruturamos
nossa identidade, uma etapa em que se altera a visão de mundo a partir da
infância, que é um processo que inicia- se uma orientação para a fase adulta,
onde o adolescente experimenta diversos sentimentos que vão desde a alegria da
notícia da gravidez ao desespero em gerar uma nova vida. Diante dessas
vivencias e mediante a pesquisa bibliográfica pode se entender que o
profissional de saúde e estes inclui o Psicólogo (a) deve está atento à
sensibilidade e disponível a responder perguntas dos adolescentes ou da
família. Promovendo um acolhimento que possa resultar no adolescente e na
família um apoio, bem estar físico e psicológico.
BRILHANTE,
Aline Veras Morais: CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Sexualidade
na adolescência; Outubro
2011, vol 39, nº 10, Guararapes – CEP: 60810-165 – Fortaleza (CE), Brasil.
CAVALCANTI,
A. L. S.; Aspectos psicossociais de
adolescentes gestantes atendidas em serviço público da cidade de Recife.
Revista Projeto Acolher: Um encontro da enfermagem com o adolescente brasileiro.
Brasília. 2000.
CERVO,
Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia
científica. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível
em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l8069.htm> Acesso em: 22
maio 2015.
Fundação Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/. Acesso em: 19 Maio 2015.
OLIVEIRA,
Maria Waldenez; Gravidez na adolescência: Dimensões do
problema; 1998, Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32621998000200004&script=sci_arttext>
. acessado em 22 maio 2015.
NETO, Francisco R. G. X. Gravidez na adolescência: motivos e
percepções de adolescentes. Ver Bras Enferm, Brasília, 2007.
OPS
- Organizacion Panamericana de la Salud. Salud reproductiva en las Américas.
Genebra: OMS, 1992.
PAPALIA,
D. Dolds, S e FELDMAN, R.
Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2006.
UPF TV – Universidade de Passo Fundo, Canal de
vídeos: Reportagem Gravidez na
Adolescência, <https://www.youtube.com/user/upftvcanal>. Acessado em:
20 de Maio 2015.
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